terça-feira, 8 de outubro de 2013

O discurso de p&$@# nenhuma


(Texto publicado na edição de setembro/outubro de 2013 da Jambêndula, jornal mural do bloco de Comunicação Social da Universidade de Franca)

Saí da última exibição da sessão Nanook* com 72 pulgas atrás da orelha. 

É impressionante como alguns estudantes de comunicação social continuam com a estupidez de culpar a “mídia” - sempre personificada pela Rede Globo - e o “governo” como os causadores de todos os males da humanidade. 

“Eva comeu a maça porque não havia política pública que garantisse alimentos para os habitantes da terra”. “Nero incendiou roma influenciado pela porcaria da novela das 8h”... E por aí vai.   

Não que os apontados sejam santos puritanos, mas é preciso enxergar além daquilo que é colado em nossas testas! A coisa piora de figura quando esses camaradas descobrem os termos “Agenda Setting” e “Espiral do Silêncio”. 

De verdade... É bonito encher a boca e falar sobre esses assuntos! Faz com que nos sintamos “intelectualizados”, pensadores fora da caixa, formadores de opinião. 

Contudo, esses colegas precisam se perguntar algumas coisas: qual é o seu papel – como cidadão e profissional de comunicação - diante de tudo aquilo que julgam errado, podre, imoral, ilegal, antiético? O que podem – e devem – fazer para mudar a situação de sua cidade, do país, do mundo? 

Querem mudar alguma coisa? Comecem por vocês mesmos! Sejam a mudança! 

Enquanto isso não acontece, veremos possíveis futuros talentos serem transformados em meros “papagaios”, reprodutores de discursos enlatados, vazios e ilógicos.







*Sessão Nanook consiste na exibição bimestral de filmes e documentários com o objetivo de levar os estudantes de Comunicação Social da Unifran (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) à reflexão e debate sobre diversas questões importantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário